Dicas de planejamento para estruturar e melhorar a sua escola

 

Resultado de imagem para crescimento da sala de aula

 

Nos últimos tempos sabemos que a inovação, o conhecimento e a gestão fazem a diferença em negócios que buscam rentabilidade. E no segmento da educação privada não pode ser diferente.

No Brasil, tivemos uma crescente na população infantil - 14.61% da população Brasileira é de crianças de 0 a 9 anos, fonte IBGE – pirâmide etária 2016 - e por isso ampliam-se o espaço para novos empreendimentos na área da educação.

Mas se você está despreparado fique atento pois os rigores previstos na LDBE (Lei de Diretrizes de Base da Educação) devem tirar do mercado as unidades mais despreparadas e aquelas que sobrevivem à sombra da informalidade.

Para que você não esteja a margem dos números baixos e se sobressaia em sua região, seguem as dicas abaixo:

 

•        Tenha  um Business Model Canvas da sua Escola. 

Trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico que lhe ajudará a analisar seu negócio de maneira ampla e te direcionando  às estratégias corretas.

•        Descreva a missão e valores de negócio da sua Escola.

Tenha a descrição da missão e valores da sua Escola e apresente não só para a Coordenação, mas para todos de sua equipe de Educadores.

•        Realize diagnósticos regulares da situação escolar e busque novas melhorias

Nem sempre falar em melhorias está ligado a gastos mas algumas vezes mudanças pequenas sem custo já mudam significativamente o seu retorno.

•        Crie um processo de atendimento por excelência

 Tenha um atendimento de excelência com as crianças primordialmente e tenha uma comunicação direta com as famílias - tê-las como um grande parceiro é de suma importância.

Lembre-se:  Eles são seus clientes!

•        Tenha sempre seu plano estratégico  preenchido e revisado

Conheça sua escola como um negócio e tenha as atividades desenhadas e separada por Colaboradores.

 

•        Faça uma lista das principais atividades de seu negócio

Conheça sua escola como um negócio e tenha as atividades desenhadas e separada por Colaboradores.

 Enumere as principais atividades para que não fique faltando nenhuma ação.

Além destes passos, a especialista em edição lúdica e projetos escolares Kelma Ramos, orienta que termos um olhar crítico e pontual para a formação da equipe pedagógica é  um dos pontos mais importantes, pois o principal produto que a Escola vende é a  pedagogia (processo de aprender).

 “A educação (fundamento mais amplo) vai do simples respeitar a vez do amigo até aprender a pensar sobre si e sobre o mundo. Então na minha opinião a equipe bem capacitada é o principal para um trabalho de excelência, diz Kelma."

 

O mercado, portanto, está aberto e, como em qualquer tipo de negócio, o conhecimento e a gestão profissional são os caminhos mais curtos para o sucesso.

Se você quiser ter as dicas em mãos, baixe o ebook agora e nos siga nas redes sociais, pois sempre  temos dicas diárias para você e seus negócios!

CLIQUE PARA BAIXAR NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO