6 passos do atendimento para fechar mais vendas

Não depende do vento, da sorte ou de fórmula mágica, vender pode ser um processo tão eficiente quanto os outros temas do negócio. Boas técnicas de vendas utilizadas no dia-a-dia podem lhe ajudar a fechar o dobro de vendas.

Se você chegou aqui, é provável que tenha um problema de vendas, certo? Enquanto lê esse texto, é provável que passe pela sua cabeça alguns dos problemas que têm te tirado o sono nos últimos dias:

  • Os clientes até me abordam, mas não sei como vender o que ele precisa.
  • Todo mês é uma surpresa, não consigo prever quanto vamos vender no mês ou nomes que vem.
  • Meu produto é muito bom, um dos melhores do mercado, mas na hora de explicar para o cliente, ele não consegue entender isso.
  • Muitas vendas chegam perto de fechar, mas por muito pouco, não acontecem.
  • No momento que sondo meu cliente ou potencial cliente não consigo entender necessidade dele.

 

Se você se identificou com pelo menos uma das situações acima, o diagnóstico é claro: você precisa ler este artigo e colocar em prática. Mesmo que você tenha uma empresa menor, com poucos funcionários ou seja um empreendedor quanto antes conseguir transformar o processo de vendas em algo palpável, menos irá depender da sorte ou da direção do vento para fechar a conta no final do mês.

Acompanhe as dicas abaixo:

 

  1. A abordagem

Sempre utilize uma abordagem cordial, isso parece obvio, mas muitos clientes ainda questionam a frieza da área de vendas. Caso tenha loja ofereça água ou café ou se for via internet pergunte no que poderá auxilia ou ser útil.

Não vá direto a venda, encante o cliente inicialmente para vender a solução que ele precisa.

  1. O quebra gelo

Descontraia o cliente para quebrar o gelo da venda inicie uma conversa, qualquer assunto que não seja a venda do seu produto ou serviço.

Crie uma afinidade com o cliente

  1. A sondagem

A sondagem é o momento na qual você irá entender as necessidades do cliente para que ofereça o produto correto para ele.

Faça perguntas relacionadas a necessidade dele. Ex. O produto ou serviço é para você mesmo?

 

 

  1. O produto ou serviço

Apresente os diferenciais e destaque os benefícios que ele terá ao adquirir o seu produto ou serviço, não fale só do valor a ser pago, mas da solução que ele terá ao comprar o seu serviço ou produto, ofereça o que realmente ele procure. Não fique falando de todos os vários produtos o que tem, mas do que realmente ele precise. Essas informações você já pegou lá na sondagem.

 

  1. O preço

Pergunte a ele se o que informou sobre o produto ou serviço está de acordo com que ele precisa, faça perguntas como: Diante de tudo que te apresentei, você tem alguma dúvida? Este produto/serviço está de acordo com a sua necessidade?

Pegue o gancho da resposta e informe o valor do investimento.

 

  1. O fechamento

Caso tenha uma objeção para finalizar a venda, pergunte:

Não caber dentro do seu orçamento é o que te impede de adquirir?  Se juntos conseguirmos um valor que caiba dentro do orçamento e seja de acordo com o produto/serviço se ele adquirirá?

 

Agora é hora de colocar a mão na massa? Comece a praticar e verá a diferença no fechamento das suas vendas. Esse é um processo continuo que não se encerra nas vendas, lembre-se que ainda temos o pós-venda.